Notícias e Novidades

Como comprar um apartamento: O passo a passo para você realizar esse sonho

Como comprar um apartamento: O passo a passo para você realizar esse sonho

A busca por saber como comprar um apartamento pode ser acompanhada por aquela ansiedade em ter um ambiente próprio para chamar de lar, bem como pensar em toda decoração dos cômodos.

Para tirar o sonho do papel e escolher um apartamento para comprar, nós vamos te ajudar a entender todas as modalidades disponíveis para essa aquisição e as despesas adicionais que você precisa se preparar, pois são obrigatórias para que possa pegar as chaves do imóvel.

Modalidades para comprar um apartamento

Atualmente, a compra de um apartamento pode ser feita de diversas formas como, por exemplo:

- Na planta

- Financiado;

- À vista.

Escolha a mais viável para o seu orçamento, mas saiba que escolher o pagamento à vista é sempre a melhor opção para evitar as taxas de juros das outras modalidades.

Apartamento na Planta

Você precisa ter em mente que todo imóvel na planta é comprado em duas etapas:

1º Paga-se a construtora responsável por construir o prédio/apartamento;

2º Financia o restante das parcelas depois de construir.

Geralmente, essa modalidade é feita diretamente com a construtora, que exige uma série de documentos para dar andamento em todo o processo.

Você precisa apresentar os documentos pessoais (RG e CPF), certidão de nascimento (ou casamento), comprovantes de renda, negativação de pendências judiciais e de impostos.

Ajustes pelo INCC – Índice Nacional de Construção Civil

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é responsável pelo INCC, que nada mais é que o Índice responsável por corrigir o valor a ser pago durante a construção do apartamento. Ele sofre ajuste mensalmente, por isso você deve calcular quanto isso pode atingir o seu orçamento.

Ele só é cobrado quando é dada uma entrada e financia o restante do imóvel. Pagamentos à vista não têm esse ajuste.

Financiado

O financiamento é uma das soluções mais procuradas por quem deseja ter um apartamento próprio, mas não tem todo o valor a pagar, e não quer esperar a construção do mesmo.

Vale a pena lembrar que financiar é uma aquisição em longo prazo e exige o pagamento em dia para não correr riscos de perder tudo que já pagou e, inclusive o imóvel, caso deixe de pagar as parcelas.

Para entender melhor essa forma de compra, leia nosso artigo:

Quais são os procedimentos para realizar um financiamento de imóveis

Comprar apartamento à vista

Uma realidade possível e indicada é o de comprar o apartamento à vista. Deste modo, você consegue melhores condições e até negociar o valor.

Sabemos que nem sempre é fácil ter esse montante de uma única vez sem comprometer seu patrimônio atual. Por este motivo, você pode pesquisar investimentos que ajudem seu dinheiro render para que possa planejar a compra sem gerar dívidas.

Quer uma dica? Leia sobre Fundos Imobiliários: Tudo que você precisa saber para investir

Todas as despesas relacionadas à compra de um apartamento

Falamos muito sobre planejamento em nossas publicações porque temos a consciência de que sem ele o sonho do imóvel próprio pode virar um pesadelo.

Você precisa saber que além do preço do apartamento, há despesas extras como a Escritura Definitiva do Imóvel, o Registro de Compra e o ITBI.

Escritura Definitiva do Imóvel e Registro de Compra

A Escritura do Imóvel é um documento que foi lavrado em um Cartório de Notas e formaliza que você é o novo proprietário do apartamento. Depois de tê-la em mãos, você ainda precisa ir ao Cartório de Registro de Imóveis para que o apartamento seja registrado na mesma matrícula por meio do Registro de Compra.

ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) corresponde ao tributo do município, que todo novo proprietário precisa pagar para que seja oficializado todo o processo tanto de compra quanto de venda do apartamento.

Se você não pagar o ITBI, o imóvel não é liberado para ter o seu nome. É importante que você siga o que determinam as normas e leis vigentes da cidade do imóvel.

Agora que você já conheceu os principais pontos para comprar um apartamento, chegou a hora de escolher o seu cantinho.

Veja algumas opções de apartamentos à venda!

Leia também:

Permuta de Imóveis: Conheça uma das formas de aquisição de bens

Comprar um terreno exige cautela e planejamento

Voltar para a página anterior