Notícias e Novidades

Como funciona financiamento de imóvel?

Como funciona financiamento de imóvel?

Como funciona financiamento de imóvel é uma dúvida comum de quem está procurando uma casa ou apartamento para comprar. Entender todos os detalhes é importante para decidir se essa é a melhor modalidade de compra para você. Continue a leitura e entenda como funciona o financiamento de imóveis, quais as vantagens e aproveite as dicas que separamos para você investir da melhor forma.

O que é financiamento de imóveis

Antes de aprender como funciona financiamento de imóvel, precisamos entender o que é esse formato de aquisição de bem. Essa modalidade permite que você compre o imóvel de forma quase imediata, mesmo sem ter o valor integral. Para completar o montante, o valor é emprestado por uma instituição financeira.

Esse valor deve ser devolvido com juros em um número de parcelas previamente definido. Normalmente, o comprador oferece uma entrada em dinheiro e financia o restante do valor. O vendedor, por sua vez, recebe o valor integral, sem prejuízos.

Vantagens do financiamento

Ao saber como funciona financiamento de imóvel, você perceberá que existem muitas vantagens. A primeira delas é que mesmo sem ter entregado o valor integral ao vendedor, é possível morar no imóvel. Diferente da modalidade de locação, ao ter um imóvel próprio, é possível realizar reformas e deixar seu lar com a sua cara. O financiamento permite que mesmo quem não tenha o valor total do imóvel, pare de pagar aluguel e invista em um bem que será para toda a vida.

Outra vantagem é o prazo de anos que reduz muito o valor das parcelas do financiamento, possibilitando que a modalidade se adeque aos diversos orçamentos e permita a realização de ainda mais sonhos. Para ficar ainda mais fácil, é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e diversos incentivos.

Como funciona o financiamento de imóvel?

Dicas

Entender como funciona financiamento de imóvel não é assim tão complicado, mas algumas dicas são bem-vindas para você ficar preparado. Separamos algumas dicas importantes para você fazer um financiamento com segurança e realizar seus sonhos.

Segurança jurídica

Realizar o registro do imóvel em um cartório de notas é fundamental para oficializar a transferência de titularidade. Além de dar segurança, o registro ainda evita dores de cabeça.

Alienação fiduciária

Atenção a este nome! Em termos jurídicos, é feito um contrato de compra e venda a prazo com pacto adjeto de alienação fiduciária. Ou seja, ao financiar o comprador pode morar no imóvel, mas até ele quitar sua dívida com a instituição financeira que emprestou o valor, ele não pode negociar o imóvel, pois esse é garantia de pagamento da dívida.

Faça uma simulação

Apenas 30% da renda familiar mensal pode ser comprometida para o pagamento das parcelas do financiamento. Para ver se essa modalidade se encaixa nos planos, faça uma simulação.

Planejamento

Lembre-se que este é um investimento de longo prazo. Portanto se planeje para decidir o valor do imóvel e as parcelas que poderá pagar.

Agora que você já sabe como funciona financiamento de imóvel. Faça uma simulação e aproveite do seu novo lar!

Voltar para a página anterior