Notícias e Novidades

Conheça as diferenças entre condomínio e loteamento fechado

Conheça as diferenças entre condomínio e loteamento fechado

As diferenças entre condomínio e loteamento fechado são relativamente pequenas, porém importantes para saber diferenciá-los no momento da compra de um imóvel.

Tanto o loteamento fechado quanto o condomínio são capazes de oferecer segurança e conforto de formas distintas. E é muito comum confundir ambos, porém vamos explicar aqui a diferença de cada um.

As principais diferenças entre condomínio e loteamento fechado

As diferenças se dão, em especial, no âmbito da administração interna. O condomínio pertence aos moradores - os espaços privados não entram nessas divisões - portanto todos os gastos com manutenção e afins são cobrados dos residentes.

Já os loteamentos são mais públicos que privados.  Apesar das casas e apartamentos que estão no loteamento as ruas que cruzam são públicas.  Sendo assim a entrada de “estranhos” pode ser controlada, porém não proibida.

Reformas

Reformas e mudanças nos condomínios precisam ser aprovadas em reunião por uma grande maioria dos moradores, caso contrário a obra não pode continuar.  Já os loteamentos não precisam desse tipo de aprovação.

Associações

Para que as coisas não fiquem tão longe do controle dos moradores é fortemente encorajado que os residentes dos loteamentos formem associações e que participem ativamente.

Infraestrutura

Coisas básicas como iluminação das ruas, asfalto e coleta de lixo são responsabilidade da prefeitura local, já por exemplo as portarias, a associação dos moradores é quem se responsabiliza.

As diferenças entre segurança entre os condomínios e loteamentos

A segurança é sempre um ponto delicado, principalmente quando consideramos que no local várias famílias irão morar. 

Segurança de um loteamento

Como já explicamos anteriormente as ruas dos loteamentos são de domínio público, entretanto as associações de moradores podem entre si estabelecer regras reguladores (desde que não infrinjam as leis da cidade) para a entrada de não-moradores.

Para muitos jurídicos a existência dos loteamentos é uma infração grave a lei, pois restringe o direito de ir e vir, porém, é permitido aos moradores um rigoroso controle para entrada dos não-moradores.

Segurança de um condomínio

Os condomínios seguem a mesma linha de rigor para entrada de pessoas, porém sem causar diferenças nas opiniões de juristas.  Já que o condomínio não envolve nada de domínio público no seu interior.

Tanto os condomínios quanto os loteamentos fechados são sempre bem equipados por câmeras de segurança e regras para entrada e saída.

Voltar para a página anterior